Sobre nós

Ajudamos Pessoas Necessitadas

A Ophavela desde a sua constituição vem consolidando suas intervenções, ganhou maturidade e hoje tem experiência de implementação em toda província de Nampula, 3 distritos da província do Niassa e 7 Distritos de Cabo Delgado.

Amilcar dos Santos Lucas Benate, Eng. Agronomo

OPHAVELA - Associação para o Desenvolvimento Socio Economico, com sede na cidade de Nampula, é uma ONG nacional sem fins lucrativos, com a missão de promover o bem-estar das famílias carenciadas contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades

Em Julho de 2017, a Ophavela iniciou um profundo processo de reflexão para a elaboraçãodo terceiro plano estratégico para um horizonte de 10 anos. A Ophavela está suficientemente encorajada a continuar a perseguir a sua missão de “promover o bem-estar das famílias carenciadas contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades” que serve. Ao longo da nossa trajectória, não tivemos apenas sucessos, cometemos erros e não foram poucos. Isso é inevitável, mas nunca temos medo de desafios e nunca fugimos aos sacrifícios. Reconhecemos que a Ophavela não embarcou numa tarefa fácil, e apela aos seus membros e colaboradores paciência, vigor, lucidez e paixão para cumprirmos com o nosso plano. Membros, colaboradores e parceiros da Ophavela vale a pena dedicarmos toda a nossa capacidade de sonhar e desafiar o difícil e o impossível, vale a pena reunirmos todas as nossas forças, toda nossa dedicação e nossa competência, para contribuirmos para o desenvolvimento deste nosso lindo país.


Desempenho e Implementações

O objectivo Geral da Ophavela é contribuir para a redução da pobreza desenvolvendo actividades que influenciam a implementação de programas e projectos que resultam em impactos positivos significantes na vida das pessoas desfavorecidas, de forma a fortalecer a segurança dos meios de vida das famílias.

Fortalecer o Desenvolvimento da capacidade institucional na promoção das microfinanças geridas pela comunidade, considerando o género, HIV/SIDA e ambiente, para que as famílias possam:

  • Reduzir a vulnerabilidade aos choques humanos e ambientais, periódicos e imprevisíveis.
  • Aumentar o número de famílias com bens produtivos.
  • Envolver-se ou expandir as actividades geradoras de rendimento.
  • Promover a igualdade entre as mulheres e os homens

Mais especificamente a Ophavela pretende:

  1. Desenvolver metodologias e abordagens de poupança, crédito, transferências de valores e seguros, baseadas e geridas pelas comunidades, de forma a fortalecer a rede de segurança das famílias de baixa renda com vista a reduzir a vulnerabilidade aos choques periódicos e imprevisíveis tais como cheias, secas, ciclones, terramotos e outros.
  2. Reforçar a capacidade organizacional dos grupos com vista a tornarem-se auto-suficientes, autónomos e auto confiantes na gestão dos seus recursos económicos e sociais de modo a envolverem-se em actividades geradoras de rendimento e criar uma segurança de vida para si e suas famílias.
  3. Promover acções de informação, formação, consciencialização e coligação com outras instituições interessadas, para influenciar as políticas e práticas de finanças rurais em prol dos mais desfavorecidos.
  4. Ter uma responsabilidade social na contribuição ao desenvolvimento sustentável na melhoria da qualidade de vida da área estratégica dos temas transversais género, HIV/SIDA e Meio ambiente
  5. Fortalecer a capacidade institucional no desenvolvimento de normas e procedimentos que possam assegurar a aplicação permanente das regras para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos mantendo um nível adequado de administração, controlo e prestação de contas.
  6. Capacitar o pessoal da Ophavela para alcançar um desempenho mais efectivo, orientado para promover igualdade do género, diversidade, liderança e gestão.
  7. Desenvolver e implementar uma estratégia de angariação de fundos com base no entendimento dos assuntos programáticos e operacionais da missão da Ophavela.
Arquivos que podem lhe ajudar a saber mais sobre OPHAVELA